Você sabe o que é misofonia?

Você sabe o que é misofonia?
Categoria blog
2015-11-09 16:19:51

Há pouco tempo recebi um paciente no meu consultório que me relatou ser portador de misofonia. Resolvi então falar a respeito desta rara condição até a bem pouco tempo desconhecida.

Etimologicamente o termo misofonia, vem do grego miséo que significa aversão ou ódio, portanto, quer dizer algo como aversão ou ódio aos sons. As pessoas com misofonia frequentemente perturbam-se com sons comuns do dia-dia como o som da mastigação, o respirar profundo, tosse, o barulho do sapato ao caminhar, do cortar de unhas, do escovar dos dentes, da digitação, certas consoantes ou sons repetitivos, ou seja, sons corriqueiros do nosso cotidiano levam estas pessoas ao desconforto, passando pela raiva e até a ira com tomada de atitudes mais drásticas, o que causa dificuldades no relacionamento interpessoal ou no mínimo algum estresse. Ao extremo, pode levar ao isolamento social. Alguns são afetados por estímulos visuais, como movimentos repetitivos dos pés ou do corpo. Algumas pessoas sentem a compulsão por imitar o que elas escutam.  É uma condição que começa entre 9 e 13 anos e é mais comum no sexo feminino. Não há uma certeza quanto à sua causa, mas a audição é usualmente normal e não parece estar relacionado ao ouvido, mas sim ao processamento do cérebro. É também chamada por alguns neurocientistas como síndrome de sensibilidade a sons seletivos.

Como tal problema é desconhecido pela maioria do público em geral, a família, os amigos e as pessoas que convivem com o portador de misofonia devem ser educados para torná-los conscientes da condição e mais compreensivos.

O tratamento mais largamente usado para misofonia é aumentar-se a exposição aos barulhos no ambiente habitado pelo paciente. Com o acréscimo de barulho no ambiente, os portadores de misofonia escutam menos os sons que os incomodam. Os sons que geralmente são colocados ao fundo podem ser o do ventilador ou o som de cachoeira. Esta estratégia combinada com a terapia cognitivo-comportamental pode reduzir e controlar a condição. Outra proposta é a TRT (tinnitus retraining therapy) que é o uso de dispositivos semelhantes a aparelhos auditivos que emitem sons de determinada frequência, o mesmo tratamento utilizado em muitos casos de zumbido.

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +