O uso do laser na otorrino

O uso do laser na otorrino
Categoria blog
2015-10-05 20:57:34

Quando alguns pacientes chegam ao consultório médico à procura de certos tratamentos cirúrgicos, a pergunta “doutor, faz por laser?”, é comum, como se fosse uma verdadeira panaceia da medicina. No dicionário, a palavra panaceia é definida como “pretenso remédio universal para todos os males físicos e morais”. Pois o laser obviamente não é. O laser é uma tecnologia bastante útil com emprego nas mais variadas áreas de atuação humana e na medicina, como na otorrinolaringologia, tem suas indicações muito bem definidas. Existem vários tipos de lasers, mas não cabe aqui entrar em detalhes porque não é o objetivo deste texto e o tornaria bastante amplo e pouco elucidativo.

O laser, cuja sigla em inglês significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todas as ondas de fótons que compõe o feixe estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelo, em uma só direção). Essas características permitem que o laser tenha uma precisão extrema de corte, causando mínimo trauma aos tecidos adjacentes e, portanto menos dor e inchaço, menores tempos de internação e possibilidade de realização de procedimentos médicos no consultório.

O laser foi previsto teoricamente por Einstein em 1917, mas somente em 1960 o primeiro dispositivo foi apresentado ao mundo. Atualmente, a utilização de um tipo especial de tecnologia, o laser diodo, é uma tendência mundial, pelo seu menor custo, confiabilidade, facilidade de operação, portabilidade, etc.

Várias são as indicações para o uso do laser na otorrinolaringologia como a remoção das amídalas, cirurgia do ronco, cirurgia dos cornetos nasais, cirurgias laríngeas (principalmente para ressecção de tumores), tratamentos estéticos faciais, dentre outros.

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +