O septo nasal e a sua cirurgia

O septo nasal e a sua cirurgia
Categoria blog
2015-08-18 13:08:43

O septo nasal é uma parede formada principalmente por osso, cartilagem e mucosa. Tem um formato mais ou menos retilíneo e separa as duas fossas nasais desde sua região mais anterior até posteriormente, na nasofaringe. É fácil entendermos que tortuosidades nesta parede são normais, já que não existe no corpo humano nenhuma estrutura absolutamente reta como uma régua, porém quando o desvio de septo ocorre em regiões mais angustiadas do nariz ou esta tortuosidade é muito grande, a queixa de obstrução nasal aparece.
Alguns desvios de septo nasal, no entanto, mesmo que acentuados, podem não causar nenhuma queixa e esta ausência de sintomas pode ocorrer ou por um mecanismo de adaptação ou mesmo pela falta que estes indivíduos possuem de um parâmetro de comparação entre o que é respirar bem ou mal pelo nariz. Logo, concluímos que nem todo , desvio de septo nasal é indicativo de cirurgia. Desvios muito grandes podem não causar sintomas. Como a obstrução nasal é uma das queixas mais comuns nos consultórios de otorrinolaringologia e além do desvio de septo nasal existem uma enormidade de outras causas que a causam, a cirurgia de septo nasal ou septoplastia deve ser indicada de forma absolutamente criteriosa, pois como qualquer procedimento cirúrgico possui riscos e complicações.
Além do entupimento nasal, os pacientes com desvio de septo nasal podem apresentar outras queixas como alterações estéticas, sinusites repetitivas ou dores de cabeça.
Poucos são os exames específicos solicitados antes da cirurgia. O exame físico otorrinolaringológico sem duvida é o mais importante. Outro que podemos lançar mão é a tomografia computadorizada de seios da face para avaliarmos a coexistência de outras doenças nasais e a endoscopia do nariz, para examinarmos desvios de septo mais posteriores bem como sua extensão. Outros métodos, menos utilizados na prática clínica e pouco disponíveis, são usados em alguns centros, mas não são de uso rotineiro.
Existem varias técnicas para a realização da septoplastia, a cirurgia do septo nasal, e cabe ao cirurgião a escolha da sua, baseado na experiência e no caso particular do desvio do paciente.
Em suma, as indicações da cirurgia de septo nasal dependem do bom senso do cirurgião. Os desvios de septo são achados comuns, mas nem sempre são a causa dos sintomas do paciente.

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +