Fratura de nariz - algumas informações

Fratura de nariz - algumas informações
Categoria blog
2015-08-27 09:34:44

O nariz por se projetar na face e por ocupar posição central no rosto é alvo frequente de fraturas após traumas faciais. Estas fraturas, se não tratadas adequadamente, podem levar a alterações estéticas importantes, como afundamentos e desvios laterais, bem como problemas no funcionamento do trato respiratório superior. Em alguns casos mais graves, o trauma nasal pode levar à fratura grave e comunicação da cavidade nasal com o cérebro, o que irá necessitar de cirurgia corretiva.

O diagnóstico da fratura nasal é feito eminentemente por exame clínico, usando como base o histórico do acidente, exame visual e manual. À inspeção podemos observar inchaço, ferimentos na pele, desvios e afundamentos do nariz, sangramento nasal e hematomas por exemplo. Ao exame manual, podemos notar irregularidades ósseas, movimentação de fragmentos ósseos e crepitação, dentre outros achados mais específicos.

A radiografia e a tomografia computadorizada são utilizadas em casos selecionados e para documentação.

O tratamento consiste em redução que é a reposição dos fragmentos ósseos na posição anatômica e imobilização. O período para tratamento após a fratura varia entre cinco a dez dias. É mais apropriado que o tratamento seja feito o mais rápido possível, porque o inchaço dificulta a palpação dos fragmentos de osso. Nos casos mais simples e em adultos, a redução pode ser feita com anestesia local.

Externamente, utilizamos um curativo com esparadrapo, gesso comum ou alguns materiais mais específicos. Para manutenção dos fragmentos em seu lugar, além da esparadrapagem, é necessária a colocação de tampão no nariz por um período que varia de 24 a 48 horas. A esparadrapagem ou gesso são retirados sete dias após o tratamento.

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +