Entenda a síndrome mão-pé-boca

Entenda a síndrome mão-pé-boca
Categoria blog
2016-01-20 09:50:52

A síndrome mão-pé-boca é uma infecção viral da pele e da mucosa oral ( vírus coxsackie). É rara em adultos mas comum em crianças abaixo dos 5 anos de idade.

Apresenta-se como febre de intensidade variável, eventualmente alta, aftas na boca, aumento dos gânglios dos pescoço e lesões nos pés e nas mãos tipo bolhas e vesículas com base avermelhada.

A transmissão ocorre de criança para criança e seu aparecimento ocorre em torno de 4 a 6 dias após o contato com o indivíduo infectado.

O quadro dura em torno de 1 semana e tem regressão espontânea, portanto seu diagnóstico baseia-se no quadro clínico e dispensa exames, embora às vezes seja angustiante aos pais suportarem porque a síndrome nem sempre aparece de forma tão característica.

Como o quadro é auto-limitado e pelo fato de ser causada por agente viral, o tratamento é direcionado aos sintomas.

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +