Dor de ouvido depois da piscina?

Dor de ouvido depois da piscina?
Categoria blog
2015-09-01 16:18:47

A otite externa aguda é uma infecção localizada na pele do condutivo auditivo externo, portanto apesar de apresentar-se como dor de ouvido, que muitas vezes é intensa, a otite externa é um problema de pele. O conduto auditivo externo é aquele canalzinho que se exterioriza na orelha e leva o som ao tímpano. É endêmica em países quentes como o Brasil e ocorre principalmente no verão quando a frequência de banhos de mar e piscinas aumenta. Pode ocorrer também em nadadores, após trauma local e em pessoas que tem hábito de usar hastes de algodão. Com a exposição duradoura à água, a umidade no canal auditivo alcaliniza o meio e o torna mais suscetível à infecção bacteriana e, menos frequentemente, por fungos.

Os sintomas aparecem usualmente após 48 a 72 horas após a exposição e se apresentam de início, como sensação de “ouvido cheio” ou “água no ouvido”, dor de ouvido progressiva, saída de secreção pelo canal auditivo e inchaço. Ao exame é clássica a dor à palpação ou manipulação da orelha. O diagnóstico é clínico.

A assistência do otorrinolaringologista é essencial para o correto diagnóstico. Além da conclusão diagnóstica, a otite externa necessita de uma limpeza local sob microscopia para a boa penetração do antibiótico.

O tratamento é feito, na maioria das vezes, com antibiótico local em gotas, analgésico e em alguns casos, antibióticos orais.

 

“Otitis externa is a localized infection of the skin of the external auditory canal. Acute otitis externa is most common after water exposure. Retained moisture will alkalize the canal, make it prone to bacterial infection.

The most common symptoms are pain, discharge, hearing loss, swelling of the external auditory canal. One classic finding is pain with palpation of the auricle.

The ear must be cleaned under microscope with remove of the debris. The treatment is made with otic drops preparations. Analgesics may be required to control the pain.”

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +