Dacriocistorrinostomia endoscópica

Dacriocistorrinostomia endoscópica
Categoria blog
2016-01-28 15:41:38

Ao contrário do que muitos podem pensar, as glândulas lacrimais situam-se no canto superior e lateral da órbita (a cavidade óssea que abriga o olho). A lágrima é produzida de forma continuada e tem como umas de suas principais funções a umidificação do olho e sua proteção. Da mesma forma que é secretada, tem um mecanismo próprio de drenagem. Os canalículos que drenam a lágrima situam-se no canto interno dos olhos próximo ao nariz, um superior e outro inferior, que se juntam formando um canal de cada lado, que desemboca nas narinas, o ducto ou canal nasolacrimal. Se bem observarmos, quando choramos, a lágrima também escorre pelo nariz, justamente devido a esta comunicação.

Acontece que por algumas causas como, por exemplo, infecção, sinusite ou má-formação, o ducto nasolacrimal, ou seja, aquele que drena a lágrima para o nariz, pode obstruir causando aumento do lacrimejamento (epífora) ou dacriocistite (dacryon, do grego, lágrima). Esta última, caracteriza-se pela saída de secreção purulenta constante pelo canto interno do olho e dor, principalmente quando se comprime a região interna da pálpebra. Quando então a dacriocistite ocorre de forma repetitiva ou é contínua, a desobstrução do ducto nasolacrimal é em geral necessária.

Originalmente esta desobstrução era feita por oftalmologistas, por via externa, com uma incisão no canto do olho. Com o avanço da cirurgia endoscópica nasal, tal procedimento chamado de dacriocistorrinostomia, pode ser feita pelo nariz, sem a necessidade de cicatriz externa com resultados pós-operatórios de igual sucesso. Além da ausência de cicatriz, a dacriocistorrinostomia endoscópica traz outros benefícios como a possibilidade de correção de alterações nasais, menor sangramento e lesão tecidual e menos inchaço no pós-operatório.

A dacriocistorrinostomia endoscópica pode ser realizada com anestesia local e sedação ou com anestesia geral. É um procedimento rápido e seguro quando realizada por cirurgiões treinados e como dito anteriormente, tem resultados semelhantes quando comparada ao procedimento externo realizado por oftalmologistas.

Se alguém estiver precisando de tal informação, compartilhe.

Compartilhar

NEWSLETTER

Quer receber mais conteúdo como este, cadastre-se.

Leia também

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen

É uma reação de hipersensibilidade a determinados agentes do ambiente (alérgenos), melhor dizendo, indivíduos com rinite têm uma sensibilidade aumentada.

Rinite alérgica: diagnóstico e tratamen Saiba +

Sinusite bacteriana na infância

As sinusites são alterações inflamatórias que envolvem a mucosa dos seios da face. Atualmente, utilizamos o termo rinossinusite por acharmos mais correto, devido à maioria das inflamações dos seios da face.

Sinusite bacteriana na infância Saiba +

Um pouco sobre surdez em crianças.

Mas afinal o que causa a surdez nas crianças? Está aí uma pergunta com vasta resposta! Muitos pais ficam naturalmente muito angustiados e inconformados com o diagnóstico de surdez em seus filhos...

Um pouco sobre surdez em crianças. Saiba +

Um pouco da síndrome da apnéia.

Muitos de nós, há algum tempo, estávamos acostumados a ver parentes ou amigos que ao dormirem, roncavam e eram motivos de brincadeiras, devido ao estrondoso barulho. Com o avançar da medicina...

Um pouco da síndrome da apnéia. Saiba +